Dicas básicas e úteis:



1. Faça um plano de refeições.



Mesmo que não sigam os alimentos que estão programados (por falta de tempo de preparação ou por não terem os alimentos necessários), cumpram os horários das refeições e não acrescente novas refeições aquelas já programadas.

Refeições de 2 em 2 horas é o ideal. Ao fazermos muitas refeições, o metabolismo do corpo acelera e assim gastamos mais calorias. Quando comemos poucas vezes, o corpo depois habitua-se a ingerir menos e gasta menos. Além disso fazemos um grande esforço por comer menos e, muitas vezes, passamos fome. Não é necessário e faz mal!! Fazendo várias refeições e leves, não temos fome e não ficamos ansiosas pela próxima refeição. Não abusamos!



Mas claro, não pode ser qualquer coisa. Há muitos alimentos calóricos a evitar como vocês já devem saber: hidratos de carbono (pão e massas), doces e fritos não devem fazer parte da alimentação regular.

LARGAR OS FRITOS: Esta pode ser uma tarefa complicada mas não é impossível. Comece por pensar em formas de elaborar os seus cozinhados favoritos mas sem óleo ou margarina. Por exemplo: para fazer ovos estrelados não tem que usar óleo. Experimente fritar em leite. Sabem tao bem ou melhor! Ou então opte pelos ovos mexidos: bata os ovos (se for fazer para 4 pessoas, por exemplo, meta 4 claras e 2 gemas porque a gema tem muitas calorias) e vá sempre mexendo na frigideiras sem óleo. São divinais. Pode juntar com ingredientes saudáveis.




2. Não petisque!


Entre refeições, a ingestão de outros alimentos (biscoitos, batatas fritas, etc.) estragam todo o processo. Mas seguindo as alimentações de 2 em 2 horas não vai sentir fome nem para petiscar.




3. Água



Já deve ter ouvido esta história muitas vezes, mas eu vou relembrar: muitas das vezes em que pensamos que temos fome, temos sede! A necessidade do corpo por água, é constante. Para ir bebendo água durante o dia, opte por comprar água de garrafas de 1,5L. É prático para andar com ela pela casa e está sempre à mão.
Também há a questão da retenção de líquidos, por isso, se beber chá em vez de água pode melhorar ainda mais o processo.


Sem comentários: